Problema se arrasta por 04 anos

Como é de conhecimento de toda a população, em especial da zona rural, há muitos anos os moradores da região do Brumado sofrem com o descaso e a falta de uma solução definitiva com respeito à ponte sobre o córrego do Brumado. Notícia publicada no site Oeste Goiano em 13 de novembro de 2017 já mostrava que a então Prefeita Miriã Dantas não havia resolvido o problema da ponte levada pela enchente do dia 17 de março daquele ano. 

A reportagem dizia: “A prefeita afirma que será feita, de imediato, uma ponte provisória já que começaram as chuvas. Uma construção permanente vai ficar para depois em uma parceria da Prefeitura com produtores rurais com os quais a Prefeitura já está conversando. Ela explica que essa ponte provisória será feita de cabo de aço e com tábuas. Miriã cita que há um exemplo de ponte assim no município de Ivolândia e que lá está há trinta anos.

Para a construção definitiva da ponte a prefeita afirma que está contando com apoio de três fazendeiros maiores. Eles disseram que vão ajudar e a prefeita vai iniciar a obra definitiva pelos recursos deles, mas deverá ser após o período mais intenso de chuvas. Ela acredita que a ponte de cabo de aço e tábuas servirá como alívio emergencial.” 

Quatro anos depois, o problema não só não foi resolvido como se agravou e os moradores, com toda razão, enviaram vídeo para a TV Anhanguera para mostrar que a ponte provisória corre risco de também ser levada, deixando a região isolada de forma definitiva. 

A Prefeita eleita Adelícia Moura, ciente desta situação, em uma de suas primeiras ações à frente da Prefeitura, enviou dois engenheiros civis para avaliar as condições atuais e emitir um relatório técnico. No Controle Interno da Prefeitura, não foi encontrado nenhum documento desta obra, não sendo possível atestar sua carga máxima, resistência do material utilizado, profundidade que a ancoragem foi instalada ou sobre as condições em que a mesma foi instalada. 

Mas, não é hora de reclamar do que não foi feito em tanto tempo, mas sim procurar meios de resolver. A ponte foi sinalizada e o trânsito de carros impedido. No mês de janeiro, a Prefeita Adelícia enviou ofícios a Deputados em que solicita emenda parlamentar no valor de R$ 300 mil reais para a construção de uma ponte definitiva e segura. Caso não haja retorno, a Prefeitura fará com recursos próprios. Enquanto isso, outras ações estão sendo tomadas em favor da comunidade do Brumado. A Prefeita Adelícia não irá protelar esse problema que aflige a tanto tempo os moradores e tem inclusive dificultado o escoamento da produção agrícola.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 18/02/2021

Compartilhe!